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Medidas e formatos para imagens no Facebook 2017

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Nesse Guia Completo de medidas e formatos para imagens no Facebook 2017 vamos abordar as principais características para obter um ótimo desempenho na rede social.

Sabemos que o Facebook muda constantemente o seu formato, buscando sempre melhorias. Pelo menos uma vez no ano ele apresenta um novo layout, novas medidas para o enquadramento de imagens e algumas funcionalidades inéditas.

Não existe um formato obrigatório para imagens no Facebook. Se trata de recomendações para um melhor desempenho da sua atuação na rede social, que com certeza inclui imagens, seja de capa, perfil, publicação, links ou anúncios.

Medida e formato de capa para Facebook

Medida de capa para Facebook 2017

imagem de capa do Facebook possui uma variação para versão mobile e desktop. Considerando isso, é aconselhável utilizar uma arte que se adapte em ambas.

Uma prática que a primeira vista parece eficiente mas na verdade pode atrapalhar a arte é distribuir muitas informações na imagem de capa do Facebook como serviços, endereço, telefone, site, e-mail, etc.

O Facebook já tem campos destinados para essas informações, e poluir sua imagem da capa pode não ser um bom negócio.

Dimensões da imagem de capa no Facebook

Tamanho de imagem para capa Facebook 2017

Tamanho da imagem de capa do Facebook – desktop: 820x312px
Tamanho de imagem de capa do Facebook – mobile: 624x312px

O formato ideal para imagem de capa do Facebook é JPG (sRGB) até 100kb.

A solução para atender tanto mobile como desktop é trabalhar uma sangria generosa nas laterais, dessa forma você não perde informações na versão mobile.

Veja alguns exemplos:

Medida para foto de perfil no Facebook

Tamanho de imagem para perfil Facebook 2017

A imagem do perfil possui um formato quadrado, ou seja, largura e altura deverão ter as mesmas medidas. É apresentada na versão desktop com 170x170px e na mobile 128x128px.

Entretanto essas dimensões são referentes ao tamanho da imagem de perfil exibida na página. Quando clica na imagem ela exibide em tamanho maior, como se fosse uma foto. Por isso aconselho usar uma medida um pouco maior, de 700x700px.

O formato pode ser tanto JPG como PNG (sRGB)

Medida de imagem para posts no Facebook

Tamanho para imagem de publicação do Facebook

As imagens para publicação no Facebook, aquelas que aparecem em nossa linha do tempo, não possuem uma medida padrão, mas sim medidas recomendáveis para um melhor desempenho da sua publicação.

Nesse ano de 2017 o Facebook atualizou seu formato de imagens para publicações para proporção de 1×1.3, ou seja, pode ser 1000x1300px ou 500x650px. O objetivo é apresentar uma melhor visualização nos dispositivos móveis.

Porém, o formato mais utilizado para post no Facebook ainda é quadrado, e o tamanho recomendado é a partir de 700x700px. Nesse caso é possível usar uma medida maior para garantir a qualidade da imagem quando clicada. Devemos pensar nas seguintes situações: quando a imagem é exibida na linha do tempo (tanto mobile como desktop), quando o usuário clica na imagem e quando seleciona a opção “fullscreen”(desktop).

Por essa razão, garantir a qualidade das imagens é de extrema importância. Claro que devemos colocar na balança o tamanho do arquivo, caso seja muito pesado pode criar uma experiência negativa para o usuário.

Tamanho recomendado para imagens de post no Facebook: 700x700px e 1000x1000px
Formato: JPG ou PNG (sRGB)
Tamanho recomendado: Até 500kb

Medida de imagens para links no Facebook

Tamanho de imagem par apost no Facebook

Os links publicados na linha do tempo, automaticamente buscam imagens disponíveis na própria url do site. Alguns recursos e técnicas possibilitam que o desenvolvedor do site pode deixar uma imagem específica para ser exibida quando seu material for compartilhado no Facebook. (É o caso desse post)

O Facebook disponibiliza a opção de personalizar a imagem dos links compartilhados na linha do tempo. E existe um padrão para melhor visualização dessa imagem. Assim como na imagem de capa, caso a imagem seja diferente desse padrão, o próprio Facebook corta a imagem, podendo deixar de fora elementos importantes.

tamanho para imagem de publicação no Facebook recomendado é 1200x628px ou inferior a essa medida, mas sempre mantendo essas proporções.

O formato é JPG ou PNG (sRGB)

Medida de Imagens em anúncios do Facebook

Tamanho de imagens para anúncios no Facebook

Há alguns meses atrás o Facebook não permitia publicações patrocinadas com imagens contendo mais de 20% de texto. Essa política foi alterada, e hoje é possível patrocinar publicações com mais de 20% de texto, porém a relevância será menor do que outra com menos texto.

Ou seja, é permitido mas não é recomendado patrocinar publicações com mais de 20% de texto na imagem. Isso porque o Facebook entende que existe um espaço para texto na publicação e o papel da imagem é ilustrar seu post.

Melhores formatos para anúncios no Facebook

A imagem corresponde a uma boa parcela do sucesso de seus anúncios. Por esse motivo é importante se dedicar ao design e selecionar muito bem as imagens para seu anúncio no Facebook.

Dentro do Facebook temos 4 opções de anúncios, sendo eles: feed de notícias móvel, feed de notícias desktop, coluna a direita e Instagram. Para todos anúncios o Facebook recomenda a mesma medida de imagens.

Tamanho de imagens para Facebook 2017

Tamanho de imagens para Facebook 2017

A medida é de 1200x628px. Você pode usar uma medida inferior mantendo as mesmas proporções. A largura mínima é de 600px.

O formato das imagens para anúncios é JPG ou PNG (sRGB).

Não se esqueça de considerar o que falamos acima sobre os 20% de texto nas imagens do anúncio. Isso influencia para um melhor resultado da sua campanha.

Dicas para obter melhor engajamento nos posts do Facebook

Quem acompanha as métricas do Facebook notou que nos últimos tempos o alcance das publicações cairam muito. Hoje não temos um número exato, mas a taxa de entrega orgânica gira em torno de 5%. Ou seja, de 10mil seguidores na página, apenas 500 em média receberão o seu conteúdo de forma orgânica.

Por isso é importante trabalhar bem suas publicações para aumentar seu engajamento.

Vamos listar algumas dicas importantes para aumentar o engajamento das suas publicações e proporcionar mais interação nas suas publicações.

Conteúdo Humanizado
Ninguém gosta de falar com robôs. Utilizar uma linguagem mais humanizada aumenta a proximidade com seu consumidor e a chance de interagir com sua página é maior.
Cautela com o conteúdo humanizado. Cuidado para não ofender ninguém, mesmo sem intenção, e revise seu material para não ter erros de português.

Aproveite a sazonalidade
Celebre com seu público datas comemorativas. O dia das mães, dia dos namorados, natal, entre outras datas tem uma importância enorme para muitas pessoas.
Temos datas comemorativas muito específicas, e algumas podem ser específicas do seu segmento. Explore essas datas.

Não seja tão clichê
“Hoje nossa empresa faz aniversário e quem ganha é você”. Evite termos clichês, seu público já cansou disso.

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